quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Informática: Vírus

Matéria publicada hoje no caderno de infomática do DIARIO DE PERNAMBUCO.

Home Diario Informática Antivírus só não basta

Antivírus só não basta

SEGURANÇA // Estudo revela que mesmo os usuários que têm o dispositivo estão sujeitos às inovações dos hackers

Manter um bom antivírus instalado no seu computador não é mais garantia de proteção. Pelo menos é esta a conclusão do estudo comandado pela empresa de segurança Panda Security e divulgado na semana passada pelo site Infected or Not (www.infectedornot.com). Em números gerais, cerca de 31% dos internautas que tinham alguma solução de segurança instalado em seu PC e 44% dos usuários desprotegidos estavam infectados por algum tipo de código malicioso no início deste mês.

O resultado revela dois problemas distintos: a falta de responsabilidade e de atenção dos internautas em navegar por páginas confiáveis e a quantidade de novos vírus e riscos que somos submetidos diariamente. Segundo Ricardo Bachert, presidente da subsidiária brasileira da Panda Security, são descobertos todos os dias mais de 2.800 novos vírus, spywares e códigos criminosos em geral (e já começam a surgir perigos em imagens, MP3 e até softwares de comunicação, como Skype e MSN).

"O modelo tradicional de assinaturas não consegue conter todos osataques que somos submetidos diariamente. A tendência é que isso cresça ainda mais com o passar dos anos e com a popularização da internet. Porém, a principal preocupação é que os usuários estejam alerta para se manterem realmente protegidos porque a maioria das brechas pode ser evitada com as atitudes do próprio usuário", explica Bachert.

De acordo com ele, o mercado brasileiro ainda é muito descuidado. Para se ter uma idéia, 70% dos consumidores que compram um novo computador ainda não se preocupam em adquirir um antivírus e 40% das máquinas recebem apenas soluções distribuídas gratuitamente na web.

Alternativa - De olho neste filão e na necessidade de cada vez mais pessoas se sentirem protegidas na rede, a Panda Security criou no início deste ano o NanoScan - um serviço de antivírus gratuito e on-line. O programa não precisa ser instalado, pode levar apenas um minuto para detectar e limpar possíveis códigos maliciosos e tem a vantagem de estar sempre atualizado. Apenas para você ter uma idéia, hoje ele conta com quase 2,5 milhões de vacinas.

O serviço segue uma tendência do mercado, a Trend Micro e a McAfee, por exemplo, outras gigantes do setor, já haviam lançado ferramentas de segurança nestes mesmos moldes. Porém, a vantagem do NanoScan está na velocidade do mesmo. "O serviço foi criado para atender as necessidades de um banco, que queria checar rapidamente as máquinas dos clientes antes de aceitar o acesso deles às contas - evitando o roubos de senhas e de dinheiro", lembra Bachert.
(T.M)

Proteja-se

www.nanoscan.com

www.trendmicro.com.br

www.siteadvisor.com

www.pandasoftware.com/activescan/pt/activescan_principal.htm

Nenhum comentário: