sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Cotidiano: stress no trânsito

Reproduzo aqui, reportegem sobre stress no trânsito publicada no site do Yahoo juntamente com a Webmotors.

Tem trânsito? Oba!
Aproveite esse tempo precioso para exercitar o corpo, a mente e o espírito
Texto: Adriana Bernardino
Fotos: Luís Felipe Figueiredo/Reprodução


Em vez de olhar enfezado para a fila de carros que se estende no horizonte, encarar o vizinho de avenida como se fosse um arquiinimigo ou fantasiar ganhar na mega-sena para nunca mais precisar sair de casa no horário de pico, adote alguns hábitos que, apesar de simples, podem trazer benefícios ao corpo, à mente e ao espírito. Seguindo as sugestões abaixo você verá que um tempo considerado perdido pode ser um dos mais proveitosos do dia.
.
Aumente sua capacidade pulmonar – a maioria das pessoas tem uma respiração fraca e superficial, o que torna o organismo sensível e eleva a ansiedade. Você pode aliviar a tensão e aumentar sua capacidade pulmonar fazendo um exercício praticado há milênios pelos iogues: inspire lentamente, contando até quatro (lembre-se de expandir a caixa torácica). Quando sentir que o pulmão está totalmente cheio, tente inspirar mais um pouquinho. Prenda a respiração e conte até quatro. Depois, solte o ar, sempre contando até quatro. Expire mais um pouco para sair o ar. Repita várias vezes.
.
Fique mais jovem – gastando poucos minutos por dia, os exercícios faciais ajudam a suavizar linhas de expressão, oxigenar fibras musculares e aumentar a circulação sanguínea. Para melhorar a aparência da testa, experimente o seguinte: levante as sobrancelhas o máximo que conseguir. Depois, abra os olhos tanto quando puder. Relaxe e repita.
.
Olhos fortes, mente calma – olhe fixamente para um ponto entre as sobrancelhas. Em seguida, relaxe. Repita quantas vezes quiser. Com este exercício, você também acalmará a mente e reduzirá a tensão e o estresse.
.
Faça do-in nas mãos – massageie todos os pontos das mãos, friccionando palma, dorso e falange dos dedos. A prática é benéfica para várias partes do corpo.
.
Ouça um livro – você anda sem tempo para ler? Aqui vai uma boa dica para enriquecer sua bagagem cultural. Em alguns sites é possível comprar livros de autores consagrados, gravados em CD por grandes intérpretes. Entre eles, você ouve: Clarice Lispector (por Aracy Balabanian), Fernando Pessoa (por Paulo Autran), Manuel Bandeira (por Juca de Oliveira), Vinicius de Moraes (por Odete Lara) etc.
.
Aprenda um idioma – Nas bancas e livrarias há cursos de idiomas em fitas ou CDs. Se você passa, aproximadamente, 1 hora por dia no trânsito, no final do mês serão 22 horas em contato com a língua estrangeira.
.
Medite – não pensar em nada, por algum tempo, pode ajudá-lo a pensar melhor e mais sobre muitas coisas. Uma boa idéia é colocar uma música tranqüila, que inspire paz e tranqüilidade, e vigiar os pensamentos, diminuindo-os gradativamente. Afaste também os julgamentos, as preocupações com o instante seguinte, e se atenha apenas ao momento presente.
.
Estas são apenas algumas sugestões que podem ajudá-lo a começar ou terminar seu dia de forma proveitosa e edificante – em vez de pensar em maldades ou se estressar a cada vez que vê uma barbeiragem no trânsito. O número de possibilidades, entretanto, pode ser inventado e reinventado todo dia.
.
Leia também:
.

Nenhum comentário: