sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Cinema 2007.12

TROPA DE ELITE (bra, 2007) 118'
de José Padilha; com Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro
dist. Universal Pictures; L.N.: 12/10/2007

"TROPA DE ELITE"

Sinopse: Um capitão do BOPE quer deixar o posto e busca um substituto, ao mesmo tempo em que 2 amigos se destacam por sua honestidade como policiais.

Preciso falar algo mais deste filme? Finalmente um filme nacional muito foda. Simplesmente o filme mais comentado de 2007. Infelizmente não vi numa sala lotada como pretendia ver. Mas espero ter uma chance melhor.

Há muito tempo o cinema nacional devia um filme como este. Primeiro porque dois meses antes do lançamento (originalmente previsto para novembro) o filme vendia como água nas bancas de camelô do Rio. Logo, seguindo num efeito cascata para as demais cidades brasileiras. Estima-se que 5 milhões tenham visto a cópia pirata. Um milhão seria o quanto de cópias foram vendidas. Afora as continuações! Estas de vídeos coletdos amadoramente. Tropa de Elite provocou as mais diversas reações prós e contras jamais vista em terras tupiniquins. De facista a reacionário de direita.

Para o bem ou para o mal, o certo é que Tropa de Elite está na boca do povo: "bota na conta do papa", "põe no saco", "você é moleque", "pede pra sair! pede pra sair!", "na cara não, pra não estragar o velório" são frases que se incorporou ao vocabulário em geral. Entrando em sua 3a. semana o filme acumula 1.500.000 espectadores!

É preciso dizer algo mais?

Espero que não.

Senão: "- 07, trás a doze!".

----------

Visto na sala 3 do UCI Recife (em promo $2), ontem, quinta-feira, 25/10 às 18h45.

Nenhum comentário: